top of page
Memórias - Tipos de memórias

No que se refere ao hardware dos computadores, entendemos como memória os dispositivos que armazenam os dados com os quais o processador trabalha. Há, essencialmente, duas categorias de memórias: a ROM e a RAM.

 

A ROM que permite apenas a leitura dos dados e não perde informação na ausência de energia,este tipo de mmórias contém programas e instruções que permanecem no PC durante o seu tempo de vida útil e normalmente não são alterados.

 

O código dentro da ROM contém instruções para o arranque do computador.

Vendo em detalhe, podemos ver que há diferentes programas dentro das instruções de arranque. Podemos distinguir entre:

• POST (Power On Self Test);

• Instruções SetUp (programa de configuração que se pode aceder no arranque através da tecla DEL), que se ligam com as instruções CMOS (chamada assim porque é feita exclusivamente com esta tecnologia);

• Instruções da BIOS (Basic Input Output System) que se ligam com os vários periféricos;

• Instruções BOOT que chamam o sistema operativo;

Todas estas instruções estão em chips de ROM e são activadas uma por uma durante o arranque.

A estas instruções é costume chamar microprogramação ou firmware (este último termo traduz algo que está entre o hardware e o software).

 

A RAM permite ao processador tanto a leitura quanto a gravação de dados e armazena dados de programas em execução enquanto o computador está ligado, porém perde informação quando o computador é reiniciado ou quando há ausência de energia. A memória RAM é de acesso rápido, ou seja, é essencial para acompanhar a velocidade doprocessador. Este tipo de memória recebe as informações do disco rígido, as armazena temporariamente e disponibiliza este conteúdo ao processador. Seria muito mais lenta a execução de um programa caso o processador tivesse que procurar os dados diretamente do disco rígido.

Existem 3 memórias tipos de RAM no mercado: a DDR, a DDR2 e a DDR3 (sendo a DDR3 a mais potente no mercado atual).

 

Memória ROM
Memória RAM

© 2015 por João Cordeiro e Miguel Matos.

bottom of page